Belle Epoque

Início na virada do séc XIX para o  XX , até a 1ª Guerra Mundial em 1914.

             A Belle Epoque foi um período de grande desenvolvimento na Europa, e também, de pacificação entre os países europeus. Surgem novas descobertas e tecnologias principalmente na Alemanha, no Império Austro-Húngaro, na França, na Itália e no Reino Unido. E, no cenário cultural aparecem os cabarés, o cancan(dança das vedetes francesas), e o cinema. Já à arte, tomava novas formas, com o Impressionismo e o Art Nouveau.

            Nessa época, o aparecimento de novas tecnologias, como o telefone, o telégrafo sem fio, a bicicleta, o automóvel, o avião, tornavam uma nova percepção da realidade.

            Paris veio a ser o novo centro cultural mundial, pelos seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta. Ir a Paris ao menos uma vez por ano era quase uma obrigação entre as elites, pois garantia o vínculo com a atualidade do mundo.

            Na arte, houve algumas mudanças, os teatros, as exposições de telas, e os cinemas entraram no quotidiano dos burgueses, em que apenas eles podessem ter acesso.

            O Art Nouveau ou Arte Nova é um estilo típico da Belle Epoque, surgiu no final do século XIX, o qual valoriza a natureza, enfatizando as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas e dos animais. É uma arte essencialmente decorativa sendo as principais obras desse estilo fachadas de edifícios, objetos de decoração (móveis, portões, vasos), jóias, vitrais e azulejos. Um dos pintores mais conhecido do Art Nouveau é Alfons Mucha.

            Já, a fotografia, teve grande impacto na arte, dando origem ao Impressionismo. Devido à perfeição da realidade relatada no retrato, os pintores Impressionistas tiveram maior liberdade no campo da arte. As pinturas começaram a ser menos realistas trazendo com elas as marcas das pinceladas. Sendo que, geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza, de acordo com a luz e o movimento.  Claude Monet foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.

A nível literário, a época ficou marcada pelo surgimento de novos gêneros, como os romances policiais e de ficção científica, em que se destacavam os heróis solitários, como por exemplo Arsène Lupin ou Fantômas, que se mascaravam e usavam armas modernas e inovadoras.

382y13o1289

“Impressão nascer do sol” de Claude Monet, Pintura que deu origem Impressionista.

PINTURA SELVAGEM — Paul Gauguin, retratando o interior da França.

 

Obra inspirada no Art Nouveau de Alfons Mucha.

Paris era um grande centro, não só cultural, mas também de diversão. Dança no Moulin Rouge (1890), de Henri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia.

Casa Batlló, do arquiteto catalão Gaudi, cujo os trabalhos foram totalmente inspirados nas formas orgânicas.

Alta costura de Charles Worth, costureiro oficial da Imperatriz Eugênia.

84972301

Jóia criada por René Lalique, um dos maiores designer de jóias na época do Art Nouveau.

3720913109

O vestuário na Belle Epoque foi marcado principalmente pelo volume na parte de trás da saia, e, pelo espartilho exageradamente apertado, dando a idéia de que a silhueta tivesse o formato de “S”.

Na moda atual, vemos coleções como a da Prada( Resort 2010), com estampas de formas orgânicas, fazendo referência à Belle Epoque:

 

 



A coleção de inverno 2012 da Oh Boy! também teve inspiração na moda do Art Nouveau, dessa vez não só pelas formas orgânicas, mas também pelo ar cosmopolita, cintura baixa e etc:

Na aula do dia 23/05/2013 nós produzimos alguns

acessórios com inspiração na Belle Epoque:

Foto0841 Foto0845 Foto0846 Foto0850Foto0848

No cinema, destaque para filmes como Chéri, que leva a atriz Michelle Pfeiffer como protagonista:

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s